sábado, 28 de janeiro de 2012

Dimensões Operacionais da unção e da graça Profética

 Parte I

Introdução: Deve-se ficar claro que o ministério do profeta e suas operações são extensões do ministério de “Cristo” assim também como o ministério do apóstolo, evangelista, pastor e mestre, como segue abaixo.

Efésios 4:7-11   E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

A palavra sublinhada “Cristo” quer dizer unção, ungido, é a palavra equivalente no hebraico para Messias, e  fala de alguém que recebeu óleo sobre sua cabeça, como sinal de aprovação por parte de Deus, (Capacitação e autoridade).

Cristo, é a totalidade do poder operacional  de Deus, sobre o homem Jesus.
Colossenses 1:19   porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
.
Colossenses 2:9   porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

João 3:34   Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.

Então isto quer dizer que as cinco graças repartidas por Cristo, em Efésios 4:7 - 11, formavam a plenitude do ministério terreno de Jesus, este ministério foi chamado de  “Cristo”  Mt 16:16

Desta forma subentendi-se que, se quisermos manifestar o Filho (Cristo na sua plenitude de varão perfeito), temos que ter em operação na igreja hoje, todas as cinco graças; Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, e todos os dons do Espírito Santo, ativos.

Isso é confirmado nas escrituras por meio das analogias contidas em alguns livros, como no caso do livro de 1 Co 12, a onde Paulo faz uma comparação da igreja como sendo um corpo humano, neste caso especifico o corpo de Cristo. Desta forma Paulo relata que da mesma maneira que um corpo humano para funcionar e atuar ativamente precisa esta totalmente em harmonia, sem haver nenhum problema com os membros, tendo saúde em seus sentidos, olfato, tato, paladar, audição e visão, para que consiga se manifestar na esfera física plenamente, assim também a igreja sendo o corpo de Cristo depende  de uma sinergia corporativa para manifesta o Filho e, nisso o Pai seja glorificado. Jo 17. 

Estas cinco medidas  de graça, operaram  em Cristo Jesus, em seu ministério terreno,  os textos a seguir comprovam estas operações:

Da mesma forma que o profeta Elias quando arrebatado por uma carruagem e cavalos de fogo, deixou o seu manto profético com Eliseu, seu sucessor II Reis 2: 11-13,  assim também Cristo quando subiu aos céus deixou para a igreja o seu manto multi-operacional Ef 4:7 – 11; I Co 12:5.

Jesus como Apostolo;
 
 Hebreus 3:1   Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.

Tendo em mente que a palavra apostolo em seu significado na língua grega é “enviado” assim testemunhamos pelos os evangelhos, que Cristo usava freqüentemente este termo para se auto denominar “enviado” por Deus.

João 7:29 Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado.

Com isto comprovamos que havia uma operação apostólica em Cristo, porque ele era o “Apostelo = enviado” de Deus.

Jesus como Profeta;

João 9:17   De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta! respondeu ele.

Mateus 13:57   E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.

Lucas 7:16   Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo

Jesus como Evangelista;

Marcos 1:14   Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus,

Mateus 11:5   os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

Há muitos outros textos que apresentam Jesus como Evangelista, mas esta não é a intenção, queremos simplesmente focalizar cada uma das cinco operações em Cristo.

Jesus como Pastor;

João 10:11   Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 
João 10:14   Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,

Mateus 26:31   Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.

Jesus como Mestre;

Mateus 8:19 Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores

Mateus 26:18 E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.

João 3:2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Temos definido,  as graças governamentais que operavam em Cristo, agora podemos  com toda convicção afirmar e disseminar,  que ainda hoje estas  graças não só existem, como estão em  operação no corpo de  Cristo.  agora vamos refletir sobre a  medida da graça do profeta e suas manifestações, que aqui serão nossa intenção.

Deve  ficar   subentendido  primeiramente, que o profeta  antes de ser um homem, é uma graça, uma unção, uma dimensão Divina de autoridade, esta unção é intemporal, ou seja não esta limitada ao tempo.    O homem que é escolhido por Deus, para operar nessa graça, recebe a capacidade  de entender, manifestar e, transferir o coração e a mente de Cristo que é o caráter do Pai, Jo 14:9,10. A intenção do Profeta é transmitir este conceito  para o corpo de  Cristo, de forma que o povo de deus possa operar num estilo de vida profético (discernimento das coisas do Reino e do mundo  e,  manifestando os dons espirituais para a expansão do Reino).  Ele deve também transferir seu deposito, sua graça, seu equipamento e recursos operacionais para a igreja, para que os santos possam amadurecer nesta graça. Também deve-se entender que esta graça opera de diversas formas, de acordo com a vontade e propósito de Deus, não estando limitada apenas á essas definições abaixo descritas.

Primeiramente vamos desvelar, o que é um Profeta ???

Vamos começar a  definir o termo “PROFETA”
Esta palavra no grego é “prophetes” é composta de dois termos. O primeiro é “pro” que significa; antes, antecipado, e o segundo é “phetes” e que deriva do termo grego “phemi” que significa; tornar conhecido um pensamento, dizer, afirmar, para declarar.
Definição de profeta no antigo testamento; a palavra hebraica que denomina  um profeta é, “Nabiy” que significa; um porta voz de uma mensagem inspirada por Deus, é um que tem a sensibilidade de captar no espírito o que Deus esta querendo falar e fazer sobre a terra, um homem que fala inspirado pelo espírito de Deus, que recebe revelações por meio de visões, sonhos, enigmas, parábolas e alegorias.

A mensagem do profeta está sempre de acordo com a palavra de Deus (escrituras), se o  profeta prega rebelião contra Deus continuamente, ele é, ou se tornará  falso profeta por causa de sua teimosia, como mostra os textos a seguir;

O exemplo de Balaão, que realmente era um profeta de Deus, que ouvia sua voz  Nm 22:8-10, mas que por causa de sua obstinação rebelde (ganância por lucro) acabou se tornando um falso profeta “adivinho” Js 13:22.

Jeremias 27:9   Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos adivinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei da Babilônia.

Jeremias 27:10   Porque eles vos profetizam mentiras para vos mandarem para longe da vossa terra, e para que eu vos expulse, e pereçais.

O resultado de se pregar rebelião é morte física ou   espiritual (ministerial)


  Jeremias 28:15   Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O SENHOR não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.  
  Jeremias 28:16   Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR.

Os profetas tendem a ser  exímios intercessores; 

Gênesis 20:7   Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu..

Êxodo 32:10   Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação.
Êxodo 32:11   Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Por que se acende, SENHOR, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão?

I Samuel 12:23   Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.

Os profetas são inspirados pelo espírito a terem uma postura confrontativa, diante de circunstancias de corrupção moral, social  e espiritual.  Deve ficar claro que, esta postura confrontativa, só entrará em operação pelo profeta se a esfera de seu chamado estiver permeado de corrupção moral ou esiritual, e mesmo assim só deverá acontecer por meio da direção do Espírito Santo, para que não aconteça de haver abusos por parte do profeta.

São chamados e capacitados por Deus, para trazerem mudanças, libertação ao povo de escravidões físicas ou mentais, opressão, doutrinas hereticas, idolatrias e prostituições, tanto física como espiritual.

Operam como a visão (os olhos) do corpo, como uma seta que indica a direção a ser tomada.

 Isaías 29:10   Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes.

Sendo assim, não havendo palavra ou visão profética o povo se corrompe.  Pr 29:18.

Suas mensagens na maioria das vezes possuem dois aspectos; o primeiro aspecto tem haver com encorajar e trazer o povo ao arrependimento do seu mal caminho, para que possam cumprir no tempo de Deus o seu propósito, isto também resultara em bênçãos, restauração, prosperidade, paz , justiça e alegria no Espírito Santo. 1 Cro 20:20; Rm 14:17.

O segundo aspecto tem haver com juízo,  que implica em destruição  (de modelos mentais e velhas estruturas religiosas Mt 24:1,2 e Jr 1:10), cativeiro em doutrinas errôneas, morte espiritual e maldição.  Estes dois aspectos  agem  numa mesma  palavra (espada)  que possui  dois gumes, tanto para vida como para morte.  IICo 2:15 -16, isto dependendo da forma em que for assimilada a mensagem por seus ouvintes.  Porém a intenção de Deus é sempre trazer vida para o seu povo Dt 30:15 e 19.

Eles quase nunca pregavam bênçãos,  Jr 28: 8,9 sem que antes não viessem a confrontar posições inadequadas e as injustiças do tempo imediato, Lucas 11:49, Mt 23:34, Atos 11:27,28; 21:10,11; 15:32.  Suas predicas sempre tinham um teor de mudança. Não eram como, a maioria das pessoas pensam, homens que só  possuem a habilidade  e a capacidade de revelar o que iria ou irá acontecer no futuro. Mas na maioria das vezes o seu ministério tinha e tem uma relevância para o seu tempo presente.

Encorajam a igreja com a intenção de elevar os propósitos de Deus, como sendo prioridade para todos os Santos. Esdras 5:1,2; 6:14; Atos 15:32,34

São reformadores por excelência e, transitam a autoridade dada por Deus, a um homem ou a um grupo de pessoas.  O ministério profético possuí  um alto nível de enfoque em  relação  a mudanças de estruturas mentais, padrões que já não são relevantes para os propósitos de Deus na demanda presente. Jr 1:10.

Transitando autoridade

O profeta Moisés transitou porções da unção que estava nele para os setenta anciãos, Êxodo 11:17, e depois a Josué, Nm 27:18 -23;  Dt 31:3.  Samuel ungiu o primeiro rei de Israel, Saul,  Depois transitou esta autoridade para Davi.  Elias deixou seu manto profético para Eliseu.
Eliseu enviou um de seus discípulos (jovem profeta) a ungir  Jeú rei de Israel, para depor o sistema de feitiçaria e idolatria imposto por Jezabel, falsa igreja, falsa unção e falsa profecia. Cristo repartiu o seu manto e deixou seus dons para a igreja Ef 4:7-11. Paulo e Barnabé também receberam a comissão apostólica por meio da imposição de mãos dos
profetas, que presidiam a igreja de Antioquia. Atos 13:1-3

Dc: José Alves de Oliveira CDR  Parte I

Como reformadores – ParteII
A reconstrução de Jerusalém, após o cativeiro na Babilônia, era uma prefigura da Igreja sendo restaurada. Havia 10 portas que Neemias reconstruiu sucessivamente (Neemias 3), cada qual representa uma tecnologia específica da qual para Igreja se requer para estar precisa.
A primeira porta re-edificada foi a das Ovelhas, Neemias 3: 1. A palavra “ovelha” vem da raiz hebraica (tsone) que significa “migrar”. Definindo, migração significa “mover-se de uma nação, localidade, ou lugar, para um outro”. Transformações pessoais ou corporativas é um requisito absoluto de Deus. De fato, mudança torna-se uma constante na reforma. Entretanto, devemos ensinar os cristãos a adquirir segurança e estabilidade a partir de seus relacionamentos com Cristo, não de circunstâncias.
A função do Profeta na mudança inicial
Profetas foram dados pelo Senhor para ministrar em tempos de crise e mudança. Deveras, Samuel ungiu Davi, rei de Israel, indicando uma mudança de governo. Elias confrontou Acabe, durante a crise da idolatria entre os judeus. João Batista foi o precursor de Cristo, iniciando a mais massiva mudança que aquela mentalidade humana poderia ser confrontada: Deus conosco. Cada um destes profetas, e muitos outros, foram comissionados para iniciar uma mudança e confrontar crises na comunidade do reino.
Amós 3: 7 nota que “o Senhor Deus não fará nada sem antes revelar seus planos a seus servos os profetas”. Toda vez que mudanças e migrações são requeridas, o Senhor libera revelações através da voz profética. Estes reformadores vêem aquilo que ainda não existe, e declaram ao resto da igreja, o que freqüentemente coloca-os em posição diferente aos sistemas correntes da igreja e líderes.
O Profeta/Reformador como um Construtor e Antagônico
Quando Deus comissionou Jeremias, ele foi posto sobre as nações e reinos com um mandato que conferia poder a ele para funcionar simultaneamente como um construtor e um destruidor:
Jeremias 1: 10 “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares.”
A natureza do ministério profético é ativar mudanças. Caso aquilo que existe é impreciso, deve ser destruído, colocado abaixo, eliminado, enquanto o novo e preciso deve então ser plantado e edificado. Isto não é um ministério profético negativo, é um ministério designado a trazer transformação ao ambiente presente da igreja, nação ou indivíduos. Um dos testes de legitimação do ministério profético é que ele deve trazer transformação. Isto é verdade ainda que um profeta de Deus esteja ministrando uma palavra pessoal sobre um indivíduo. O modelo de ministério profético o qual valida profecias pessoais como uma experiência espiritual, mas que requer que não se altere aquele a quem foi ministrado, não é preciso.
Pelo fato de o profeta/reformador ser freqüentemente chamado a refutar sistemas presentes e valores inadequados, alguns podem erroneamente vê-lo como sendo crítico ou divisor. Elias foi enviado por Deus com a palavra de juízo sobre Acabe, e por extensão, a todo Israel. Esta palavra trouxe juízo econômico, por meio de uma estiagem numa economia agrícola, e pretendia trazer um impacto sobre Acabe a fim de induzi-lo a parar o culto a Baal e retornar ao verdadeiro e vivo Deus. Quando Deus instruiu Elias a apresentar-se a Acabe depois dos anos de seca, o rei idólatra chamou o profeta de Deus de “o atormentador de Israel”. Acabe estava irado pelo fato deste profeta e reformador não permitia a ele continuar com o seu reino corrupto. Elias prontamente trouxe uma definição correta, dizendo, “é você e a casa do seu pai que trazem problemas a Israel”.
Mal entendidos e acusações é a cruz que os reformadores devem levar. Quando sistemas imprecisos estão em mudança e invalidados pela verdade, aqueles que são os guardadores do antigo, respondem violentamente. Ainda assim Deus tem tido sempre mensageiros fiéis que não podem permanecer quietos diante da opressão ou imprecisão, no ódio da perseguição subseqüente e rejeição. Estes lugares enfatizam a perfeição pessoal requerida no mensageiro, então estes ataques não se dão pessoalmente, e uma fidelidade contínua a Deus pode ser exercitada num meio hostil. Vital para a saúde interna é permitir Deus defina-nos como fez Elias. Aquele a quem o homem chama de herege, freqüentemente Deus chama de reformador.
João Batista é o protótipo da Voz Profética
Jesus fez duas declarações iniciais a respeito de João: que ele era o Elias que estava para vir e que ele era o maior homem jamais nascido (não eram más referências, em resumo). João é, talvez, o protótipo da voz profética, e há características importantes em sua vida, que devemos observar.
1.      Ele era não domesticável (Mateus 3: 1 a 5). A descrição que Walter Brueggeman tem para Deus é “indominável, perigoso, não algemável, livre”. João incorporou estas qualidades em seu tempo vivendo no deserto, comendo comidas silvestres e usando roupas feitas de peles de animais. Esta “selvageria” tornou João perigoso e capacitou-o a romper com o velho sistema e a introduzir uma nova forma radical de se chegar a Deus. Intentando cumprir a chamada de provocar mudanças, o profeta/reformador deve sacrificar qualquer desejo em ser um típico e bem comportado membro da elite governante a qual está satisfeita em ouvir aplausos pela boa conformidade das maneiras. Profetas devem entender os protocolos e trabalhar em meio aos limites do acordo das equipes, ainda que eles devam fundamentalmente permanecer indomados e imóveis pelas promessas de promoção, ganhos financeiros e aceitação. Os que vivem no conforto do sistema estabelecido, são freqüentemente incapazes de transcender e trazer reforma de fato ao sistema que os semeiam.
2.      Eles entendem a requisição por uma mudança social (Isaias 40: 3 a 5). Isaias falou de João como aquele que seria “a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Todo vale será levantado, e será abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado será nivelado, e o que é escabroso, aplanado. A glória do Senhor se revelará; e toda a carne juntamente a verá; pois a boca do Senhor o disse.” Ajustes divinos são requisitos para tratar com as iniqüidades que existem sobre a terra. Neste sentido, há algo de uma graça do profeta/reformador sobre os lutadores pela liberdade, desde Willian Wallace até Nelson Mandela, mesmo daqueles que não professam valores cristãos. Enquanto nenhuma desculpa pode ser dada para a brutalidade, há algo do coração de Deus envolvido quando um povo oprimido é liberto da tirania. A comissão para levantar cada vale ainda existe, assim como a demanda para por abaixo cada montanha, para “que todos juntos” vejamos a glória do Senhor. Profetas que não entendem a necessidade de um equilíbrio divino nas esferas sociais e econômica irão consistentemente mau interpretar a palavra de Deus na terra hoje.
3.      Ele denuncia hipocrisia religiosa (Mateus 3: 7 a 10). Quando João viu os fariseus e saduceus vindo para onde ele estava batizando, ele os chamou de víboras e denunciou-os, declarando que eles não produziam frutos proporcionados em arrependimento. O espírito insidioso de religião o qual procura oprimir o povo, mas que não produz fruto em si mesmo, deve ser resistido pelos profetas de Deus. O espírito do fariseu está penetrado na igreja institucionalizada atual na forma de legalismo, opressão, justiça própria e decepção. Quando alguém diz e outro diz outra coisa, isto é dissensão e farisaísmo. Por exemplo, quando o povo de fé vai a igreja, ainda que esteja sentado passivamente quando a palavra de Deus está sendo pregada, mais do que estar anotando com atenção e aplicando os princípios em suas próprias vidas para gerar transformação, eles estão sendo fariseus. Reformadores denunciam isto e requerem frutos de arrependimento, não apenas atividades religiosas vãs.
4.      Ele confrontou autoridade civil (Mateus 14: 3 a 12). Herodes pegou a esposa de seu irmão, cometendo dois crimes capitais, incesto e adultério. João confrontou Herodes (um legislador) com a mais alta lei de Deus. Mesmo após sua morte, o ministério de João continuou a ferir fundo do rei ateu (Mateus 14: 2). Profetas devem ser claros em suas refutações da autoridade civil corrupta. O abuso de poder pela elite é um fedor particular no nariz de Deus e aqueles que corrompem nações por sua imoralidade pessoal ou governo opressivo, está na mira de um especial julgamento de Deus. Da igreja nacional aguarda-se que influencie nações com princípios, que mudem tanto as nações quanto os governos.
5.      Ele era Cristo-cêntrico. Todo verdadeiro profeta e reformador, deve estar centrado em Cristo, e o resultado de seu ministério deve ser uma exaltação de Cristo e Seu propósito. Interesses próprios são ilegais numa dimensão profética. Elias apontou para Jeová e João para Cristo. A voz profética nunca fala por si, mas sempre exalta o Senhor e Seus propósitos na terra. Muitas vozes proféticas válidas tem sido corrompidas por interesses próprios, assim como homens agraciados tem usado as habilidades dadas por Deus para edificar seus próprios seguidores, levantar recursos financeiros, ou se apropriar da glória de Deus para si mesmos.
Profeta Scott Webster WBN    II- parte
Discerniendo entre profetas falsos y verdaderos
                             por: Cliff Bell     
          Necesitamos entender o que esta se pasando na Iglesia do Señor Jesucristo.  Hay un mover genuino. Pero nos ha faltado enseñanza. Los profetas que Dios esta levantando están en todo un rango de niveles de preparación. Algunos tienen ministerios verdaderos pero inmaduros y no siempre reflejan bien el corazón de  Dios. Hay otros que son completamente falsos. Y hay otro numero pequeño pero creciente que tienen dones y ministerios verdaderos y que edifican al Cuerpo de Cristo. 
          Cada vez de que Dios ha restaurado una verdad a la iglesia hay algunos que han llevado esa verdad a un extremo o que han mal representado esa verdad. Por ejemplo, la verdad de que Dios es amor (1 Juan 4:8) y que nos perdona de nuestras ofensas (1 Juan 1:9) son verdades establecidas en las Escrituras. Pero algunos las han llevado a un extremo de decir que no requiere arrepentimiento ni una vida de santidad. Por otro lado sabemos que Dios requiere una vida de santidad (1 Pedro 1:14-16). Otros elementos del Cuerpo de Cristo han llevado esa verdad a un extremo que se ha convertido en legalismo que niega la gracia de Dios. Cualquiera verdad, llevada a un extremo, puede convertirse en error.  Necesitamos lograr un equilibrio y seguir la plenitud del consejo de la Escritura.
          Entre el movimiento profético, hay muchos abusos y muchas “modas” – practicas que son muy impresionantes pero no son bíblicas. Muchos imitan a alguien a quien estiman como “espirituales” antes de ver si es bíblico lo que hacen. Debemos ser como los Bereanos, quienes escudriñaban las Escrituras para discernir lo que era de Dios y lo que no era de Dios.
          He escuchado de abusos y experiencias negativas que me dan escalofríos de horror acerca de profetas falsos o inmaduros. Pero la existencia de los abusos no elimina el mover verdadero. Todo lo que Dios hace el diablo trata de parar. Si no lo puede parar, entonces trata de distorsionarlo. Sabemos que el pueblo de Dios perece por falta de conocimiento. Hay demasiados lobos que andan vestidos de ovejas, lobos que se auto-nombran como profetas o apóstoles. Pero Dios esta levantando a los profetas y apóstoles verdaderos.  Por sus frutos los conoceremos (Mateo 7:15-20). 
          Es interesante que Cristo no dijo que conoceremos a los profetas por sus profecías, sino por sus frutos. En Hechos 16 nos habla de una muchacha endemoniada con un espíritu de adivinación que profetizaba cosas verdaderas y acertadas. Pero Pablo pudo discernir la fuente demoníaca de la revelación y echo fuera al demonio. La Escritura nos revela en Mateo 7:21- 23 que no es suficiente poder profetizar y producir milagros.  Es posible hacer todas esas cosas y nunca conocer a Cristo. La señal mas fuerte para discernir a los profetas verdaderos entre los falsos es el fruto de su vida y ministerio – o sea, su carácter (Gal. 5:22-23).
          Uno de los peligros del mover profético es el abuso de mal-representar el corazón de Dios. Algunos profetas que tienen un llamado verdadero y dones verdaderos pero que tienen malos conceptos de Dios andan humillando al pueblo de Dios y declarando juicios sobre todos los pecados menos los suyos.  Se olviden que este lado del Calvario vivimos en el Nuevo Testamento bajo la gracia de Dios.  Dios no esta enojado con nosotros. Toda la ira de Dios fue derramada sobre Cristo en la cruz. El precio fue pagado. El fruto (resultado) de revelar así los pecados secretos de todos en publico es alimentar los demonios de chisme, división, y vergüenza.  Si Dios nos revela el pecado de alguien, no es para humillarlo y correrlo de Dios, es para poder restaurarlo y reconciliarlo. Hay que recordar que no tenemos autorización para declarar todo lo que Dios nos revela. Hay que ser responsables con esa revelación para compartir solo lo que El desea, y en la manera que El desea y que cumple Su propósito.
          Otros ministros inmaduros y egoístas tratan de manipular a la gente. A veces lo hacen para sacar de ellos su dinero. Pero la Escritura nos habla de ellos en II Pedro 2:2-3.  Dice que, “con avaricia harán mercadería de vosotros con palabras fingidas”. Hay los que van de casa a casa aprovechando de la hospitalidad de los que quieren honrar a los ministros. Después de entrar su hogar, les dan una profecía bonita, pero luego los anuncia que “Dios dice” que deben de darles cierta cantidad de dinero. Los que hacen tales cosas son lobos y charlatanes. Si Dios quiere que les de una ofrenda, Dios le puede decir directamente.  Si estos lobos vienen a su hogar, no los recibe. Todo creyente, especialmente profetas, deben de usar las palabras “así dice el Señor,” con mucho temor de Dios. 
          Los profetas verdaderos y maduros darán la gloria a Dios, edificaran al Cuerpo de Cristo y capacitaran a los santos para la obra del ministerio (Efesios 4:11-16). Un profeta verdadero será marcado por su humildad y carácter, sin ofensa. Un profeta verdadero no se ofende cuando otros no le permite hablar. Un profeta verdadero respete a la autoridad y esta sujeto a la autoridad y a los pastores que Dios ha colocado para proteger al rebano. Un profeta verdadero no se ofende cuando es necesario recibir corrección.
          Otro abuso del mover profético es cuando la gente busca profetas y una palabra profética para cada decisión. La profecía personal nunca fue dada por Dios para tomar el lugar de buscar a Dios por uno mismo. La mayoría de los Cristianos no necesitan tanto una palabra de profecía personal, sino un mejor entendimiento y aplicación de la Palabra Profética mas segura – la Santa Biblia. Y la voluntad de Dios es que todo creyente sea guiado por principios bíblicos y por el Espíritu Santo directamente (Romanos 8:14). 
          Hay tiempos en que Dios quiere hablar a Su pueblo a través de la profecía para edificarlos, exhortarlos, y consolarlos. La Biblia esta repleta de ejemplos. Muchas veces en mi vida, Dios me ha traído una palabra profética que me ha ayudado bastante en mi caminar con Dios, para elevar mis ojos a algo mejor que Dios tenia para mi, o para traerme dirección.  
          Yo he escuchado cientos de testimonios de cómo la profecía que ministre a alguien les sirvió de mucho aliento, impartió unción y milagros, amplio visión, confirmo llamados, etc., etc. Espero poder compartir algunos testimonios en el futuro cercano. En conclusión, Cristo dijo, “las palabras que yo os digo, son espíritu y son vida” (Juan 6:33).  Toda ministración profética verdadera debe de ministrar espíritu y vida


 José Alves
Cliff Bell






Nenhum comentário:

Postar um comentário