sábado, 28 de janeiro de 2012

A Mulher Etíope de Moisés

Do livro de mesmo título (apenas um capítulo).
A mulher de Moisés. Aquele temperamento terrível de mulher, era mais ou menos o temperamento da mulher de Moisés, conhecida como Zípora, tataraneta de Quetura, a segunda esposa de Abraão, das terras de Midian, do outro lado do Mar Vermelho. O problema é que ela jamais esteve no Egito como esposa de Moisés de acordo com a Bíblia.
Observando o livro de Êxodo, capítulo 4, lemos um pouco da história deste casal que nada têm em comum.
É o capítulo do chamado de Moisés (Êxodo 4: 17-28):
 17. Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.18. Então partiu Moisés, e voltando para Jetro, seu sogro, disse-lhe: Deixa-me, peço-te, voltar a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai-te em paz.19. Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque morreram todos os que procuravam tirar-te a vida.20. Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os fez montar num jumento e tornou à terra do Egito; e Moisés levou a vara de Deus na sua mão.21. Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povo.22. Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito;23. e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei o teu filho, o teu primogênito.24. Ora, sucedeu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo.25. Então Zípora tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com efeito, és para mim um esposo sanguinário.26. O Senhor, pois, o deixou. Ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.27. Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi e, encontrando-o no monte de Deus, o beijou:28. E relatou Moisés a Arão todas as palavras com que o Senhor o enviara e todos os sinais que lhe mandara.29. Então foram Moisés e Arão e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel;30. e Arão falou todas as palavras que o Senhor havia dito a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
 Nenhum ministério será próspero se sua esposa não estiver afinada à visão de Deus e à obediência de seu marido. O casamento de Moisés com Zípora foi fruto de uma fuga do Egito, foi um jugo desigual. Zípora jamais teria amor pela missão que lhe foi confiada, não era hebréia e nem se importava com os hebreus no Egito. A missão de Moisés era a missão de Moisés. Não tinha nada a ver com ela, sendo de Midiã. Parece muito estranho no decorrer da leitura bíblica que de repente o Senhor queira matar a Moisés (ver o verso 24). “Ora sucedeu no caminho numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo.” Como podemos entender isto se no contexto Deus estava chamando a Moisés para uma missão, lhe havia feito promessas e de repente o queria matá-lo? Qual seria a razão para tamanho desastre?
A razão está clara: Moisés havia falado da circuncisão de seus filhos para sua mulher. Este é o primeiro grande problema do jugo desigual: a desigualdade de obediência a Deus.
Zípora jamais entenderia a circuncisão sendo ela gentia. A impressão que ela mesma disse que tinha de seu marido era esta: homem sanguinário. Deus quis matá-lo porque ele deixou a decisão nas suas mãos. Ela não queria a circuncisão. Quando ela viu que Moisés morreria por não obedecer a Deus, ele mesma circuncidou o seu filho (outro erro). Seu marido deveria ter feito a circuncisão. A que ela fez não teve valor. Por outro lado, a falta de respeito a visão de Deus que ele tinha e a ele mesmo como esposo no texto é visto claramente: “tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse…” Sua atitude é terrivelmente grosseira e sem nenhum respeito. “Lançou-o aos pés de Moisés”. A opinião que ela tinha de Moisés era esta: “és para mim um esposo sanguinário”.
 Vejamos aqui várias coisas:
 1.   A desobediência de Zípora que quase causou o aborto de sua missão.
2.   A desobediência que quase causou a morte de Moisés.
3.   A Precipitação de Zípora no estabelecimento da doutrina por sua conta.
4.   A falta de respeito em lançar o prepúcio do menino nos pés do marido.
5.   A opinião que tinha de seu esposo.
6.   Não seguiu com ele como havia proposto (v. 24) e voltou para a casa de seus pais (Êx 16        ).
Deus teve que enviar Arão para ajudar a Moisés no deserto. A localização de Midiã em relação ao Egito é tremenda (v. 27). Moisés estava desolado no monte Horebe, triste quando Arão, seu irmão chegou. Para onde foi sua esposa? Para a casa de seu pai.
Quero começar a formar uma realidade, na qual Moisés viveu longos anos de sua vida. Ele seguiu para o seu povo, mas Zípora jamais considerou os hebreus seu povo. Ela jamais pôde dizer como Rute “o Deus será o meu Deus e o teu povo será o meu povo”.
Quando Moisés chegou à casa de Jetro, pai de Zípora, tinha aparência de egípcio. Lá Deus foi tratando com ele, pois a família de Jetro era uma família sacerdotal. Mas isto não garantia a santidade da filha. Ele não podia queixar-se de falta de oportunidade, pois Jetro tinha sete filhas. Ele pode escolher dentre sete mulheres.
A falta de companheirismo no ministério é um grande perigo à vista para o matrimônio. Quando uma mulher decide ausentar-se da vida de seu marido por razões tais como 1) cuidado da casa, 2) criação dos filhos, 3) metas pessoais, 4) cuidado dos pais, etc., está dando brecha para desestruturação do seu matrimônio.
Zípora decidiu ausentar-se da vida de Moisés e de seu ministério. Ele nunca comprou a briga pelo seu ministério, nunca se interessou nele. Moisés era importante enquanto estivesse na casa de seus pais, no seu país, na sua cultura, For a disso era um homem sanguinário. A opinião que tinha de Moisés estava formada há muito tempo. Não era simplesmente pela atitude de circuncidar a seu filho, mas estava lançando em rosto a sua vida passada. Naturalmente ele havia contado algo sobre o seu passado, quando havia morto o egípcio, razão pela qual estava ali em Midiã, como fugitivo. Esta atitude é mais natural partindo do homem maligno, mas em vindo de uma mulher é ainda mais cruel.
Conviver com Zípora no ministério requer abnegação, humildade e consciência de um chamado indestrutível. O coração de Moisés estava ferido em Horebe quando Arão veio encontra-lhe. Qualquer outro homem foge para os braços de outra mulher, justificando todas as circunstâncias adversas que passa e na maioria das vezes de forma injusta. Moisés fugiu para o monte de Deus. Quando Deus avisou Arão para que viesse, Moisés estava sofrendo em Horebe, repensando toda a sua vida. Que tipo de situação estava enfrentando o grande libertador! Não é fácil ter em seus ombros a responsabilidade de conduzir o povo de Deus quando os colegas acusam a Moisés que ele não pôde administrar a sua casa. Na maioria das vezes utilizamos textos bíblicos somente para justificar atitudes de outros, nunca as nossas próprias atitudes. O grande libertador estava sem família, sem filhos, e sozinho chorava no Horebe (Êx 4. 27.
Buscar ajuda no meio da família nestes momentos é a melhor saída. Os irmãos de fato nunca nos abandonam. Deus agora estava levando seu irmão Arão para consolá-lo, abraça-lo e ajudá-lo.
Moisés não se queixou de sua mulher para seu irmão, ele relatou seu chamado, de como deus o havia chamado. Ele deveria ter-lhe confidenciado alguma coisa, deveria ter pedido ajuda. A maioria dos líderes ministeriais tomam atitudes isoladas, precipitadas quando a si mesmos e por esta razão são maus vistos depois porque nunca fizeram saber a sua cobertura ministerial os problemas maus resolvidos de seus ministérios. Um grande amigo, um dia em seu gabinete me disse: “Se você houvesse buscado ajuda antes de tomar esta decisão, Nelson, nós poderíamos comprar tua briga, mas agora é muito tarde. Não podemos fazer nada por você.” Havia tomado decisões precipitadas no meu ministério, e depois procurei ajuda. Não fui ao monte de Deus, por isso estava sendo mal compreendido. O monte de Deus nestes momentos e a ajuda de nossos amigos ministros a altura de Arão, será de grande ajuda. Mas Moisés não lhe falou nada. Lá na frente, quando ele tomar uma decisão sentimental mais forte, Arão não lhe compreenderá (Nm. 12:1-16), e murmurará contra Moisés. Moisés se fechou e nunca procurou ajuda sacerdotal. Deus lhe havia enviado ajuda, mas o orgulho profético não permitiu ser ajudado. Quanto mais sábio é o ministro, mas orgulhoso tende a ser nestas horas quando é frágil como um pote de barro. Busque ajuda na sua cobertura, busque o monte de Deus antes de tomar qualquer decisão na sua vida matrimonial. Os apóstolos de sua vida não poderão simplesmente usar sua autoridade se não orarem a este respeito, se não conhecerem o problema a fundo.
Somente depois que Moisés havia estado no Egito, depois que havia passado as dez provações que sobrevieram sobre aquela nação, quando o povo já estava em frente de Midiã, na volta, quando os rumores de que Deus havia tirado seu povo do Egito (coisa que Zípora não cria muito acontecer), Jetro vem ao encontro de Moisés, trazendo com ele sua mulher e seus filhos de volta, pois a Bíblia claramente diz que ele a enviou a seu pai (Êx. 12:1-7).
 1. Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel, seu povo, como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito.
2. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que este lha enviara,
3. e aos seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse Moisés: Fui peregrino em terra estrangeira;
4. e o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó.
5. Veio, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés, no deserto onde se tinha acampado, junto ao monte de Deus;
6. e disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.
     7. Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, inclinou-se diante dele e o beijou; perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
No verso 1 vemos como a notícia havia chegado a Midiã. No verso 2 temos conhecimento de que maneira ele voltou a estar com seus pais, desde aquela despedida triste de Êxodo 4. Pois eles, a família inteira estava de viagem para o Egito, quando o incidente da separação aconteceu e eles discutiram e ela voltou a Midiã. Jetro, sabiamente, veio ao encontro de Moisés e no verso 6 (cap. 12), recorda:   “Sou teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.” Veja que a Bíblia diz “seus dois filhos”. Ele estava só, viveu aqueles dias sem considerar a Moisés como seu esposo. Ela não esperava aquela situação. Agora já não eram mais filhos de Moisés, eram seus filhos. A atitude de Moisés em relação a ela foi fria. Ele entrou na tenda com o sogro, quando deveria entrar na tenda com sua mulher. Muitos dias havia passado desde que se separaram. Quando se encontram, a frieza dominava aquele relacionamento (v.7).
Todos os homens que estavam no acampamento se deram conta de como a situação estava. Havia um cheiro de polêmica no ar entre a família. O coração entristecido de Jetro estava a ponto de explodir torcendo por uma reconciliação.
Infelizmente não houve reconciliação.
Mais de seiscentas  pessoas que estavam ali haviam passado 430 anos como escravos no Egito. Todos ali haviam marcado as portas de sua tenda para não ver a morte entrar nas suas casas; todos ali haviam obedecido as ordens de saída de forma incondicional, todos ali se sentiam felizes porque haviam passado o Mar Vermelho por causa da liderança e obediência de um homem que havia sofrido pela liberdade de seu povo e pelo cumprimento de sua missão em atenção ao chamado exclusivo de seu Deus, o grande Eu Sou. De repente, no meio do caminho, chega uma mulher incrédula em tudo aquilo, desobediente às ordens de Deus (e não era pelo fato de ser ímpia, pois seu pai era homem de Deus também e sacerdote), que jamais havia passado o batismo do Mar Vermelho, querendo entrar na Terra da Promessa… Ah! Mais essa é muito boa, essa é sim!
Dentro da missão de uma chamado os dois têm um compromisso de viverem juntos as decisivas situações que a vida em comum lhes reserva. Zípora jamais entraria no gozo da promessa sem ter passado o Mar Vermelho, sem ter marcado a porta de sua casa para salvar o seu primogênito (usando sangue de novo – mais uma razão para chamar-lhe sangüinário). O Anjo da morte andava por ali.
Embora Jetro tivesse habilidade de um grande mestre e conselheiro não pode fazer muito por aquela situação.
Infelizmente, Zípora regressou com o seu Pai para Midiã. Não quis ficar ali no deserto com eles. A visão ainda era para muitos dias, sem contar os 38 anos de Cades Barnéia. Ela não suportaria a luta. Nenhuma mulher que não passar lado a lado com seu marido o Mar Vermelho de seu Êxodo Ministerial, jamais terá condições de atravessar um deserto de quarenta anos até chegarem juntos na terra da promessa.
Antes de Jetro Hobab  regressar de volta, Moisés intercedeu que ele fosse o seu guia. Não pareceu bem ao Senhor isto, pois a nuvem os guiava até então (Num 10:36). A vinda de seu sogro naqueles momentos foram de grande bênção. Pelo seu conselho, até um grande exército foi formado (Num 10). Por isso havia muita afinidade entre Moisés e seu sogro. Mas ele amava sua parentela (Num 10:30) e Zípora também. Isto acontece no capítulo 10. Já no capítulo 11, Moisés toma uma esposa etíope, “cusita” (Num 12:1). Por causa desta mulher etíope, Arão e Miriã se rebelarão contra Moisés e por esta causa haverá uma reunião diante de Deus.
É claro que há casamentos desfeitos por safadezas e infidelidade proposital, mas este não é a razão de meu livro, nem quero tratar desde assunto. Estou falando de outras situações, de pessoas verdadeiramente sinceras e que vivem circunstâncias que os aprisionam de tal forma que por não encontrar uma explicação honesta e clara biblicamente perdem a razão de viver ou de ministrar. Minha razão é nobre e o assunto é sério e é para este tipo de pessoas que estou escrevendo. Jesus dirá naqueles dias “estive preso e não me visitastes, tive fome e não me destes de comer”. Quando aquele que liberta está preso? Quando o pão da vida tem fome? Jesus está preso quando vive na vida de pessoas que sofrem a pena de Moisés, tem fome quando vive na vida de quem não tem resposta quando clama por justiça. Este Jesus preso deve ser visitado. Este Jesus faminto deve ser saciado. Não pior prisão do que a prisão sentimental. Quem os libertará?
Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.
A solidão de Moisés, o bispo das tribos, líder de Arão, pela falta dos filhos, da esposa que com seu caráter agressivo e desobediente volta com seu pai. Não era a primeira vez (Êx 12:1).
Depois disso haverá um sentimento de ódio contra Israel por causa disso. Vemos estampado sobre este sentimento em Números 25. Especialmente nos versos 6-18. A separação de Jetro que volta para Midiã acontece no capítulo 10, no capítulo 25 Deus manda ferir os Midianitas. Como você crer que estava o coração de Moisés, pai de dois midianitas? (Num 25:16). Tudo isso aconteceu porque Moisés não tinha autoridade para repreender a um jovem que tomou a uma midianita. Que iria dizer? Ele havia se casado com uma? (Num 25:6). Há preços que uma pessoa paga no ministério por não ter um Finees que veja conforme o coração de Deus, e destrua o mal que entra no meio do povo (Num 25:7,8).
Voltando ao capítulo 12 de Números, verso 1, vemos que Miriã e Arão, como membros de sua família deveriam entender a situação de seu irmão; considerar a honestidade de seu ministério e de seu exemplo de fidelidade até aquele momento. Os frutos de seu ministério haviam sido aprovados por Deus.
Na consideração psicológica e ministerial de Arão Moisés, pelo fato de ter tomado uma mulher como esposa em lugar de Zípora, está caído. Moisés não adulterou com ela para depois tomá-la como esposa, e isto é o que geralmente acontece. Não.
Mesmo assim, Moisés estava caído na concepção deles. Agora eles estavam preparando caminho para assumirem a posição de liderança do povo, em conseqüência da recente queda de Moisés...  Observem que eles não eram estranhos, eram seus irmãos de sangue. Haviam visto tudo o que Deus havia feito através de seu irmão, Moisés. Veja que os inimigos do homem são os da sua própria casa.
A primeira atitude que tomam as pessoas quando encontram-se em situações semelhantes é questionar a unção de Moisés, e comparar a habilidade espiritual a fim de justificar um golpe de estado ministerial (Num 12:1-3). “Deus tem falado somente por Moisés? O senhor porventura não fala através de nos?”
O assunto está em que Deus ouviu e viu a murmuração deles. Viu a sutileza de seus corações e veio para julga-los.
Estar preparado para ser hipocritamente tratado, é um dos preços que uma pessoa que quer ver decidida sua demanda sentimental tem que pagar por anos. Moisés estava sendo julgado pelo seu ministério: Deus não fala mais. As pessoas pequenas não estão preocupadas enquanto o casal vive seus problemas, o muito que se escuta é: vamos orando, vamos orando. Quando há uma separação de fato e de direito, todos se importam, se importam demais, mas com a posição que poderia ser tomada: o lugar de Moisés. Nessas horas é que agente sabe quantos inimigos tínhamos pelo acampamento, quando numa única oportunidade demonstram como nos  respeitavam com a sua inveja. Arão e Miriã estavam se preparando para serem os “libertadores do Egito”, vejam só! Para isso era necessário derrubar todo o prestígio de Moisés como profeta, não importa se ele era seu irmão de sangue. Miriã havia ajudado a arca de juntos chegar ao palácio do rei, foi tipo do Espírito Santo, agora queria afundar o transatlântico com um sopro.
“E é porque tem outra mulher”. Disseram seus irmãos ministros. A dirigente do louvor e o sumo-sacerdote murmurando, preparando caminho para um golpe. Foi ai que interveio Deus. Chamou os três em audiência e fez questão de vir pessoalmente e nada de mandar anjos. “Vou resolver isto agora, e diante da tenda do testemunho.” Isto era coisa séria. O resultado seria fatal. Chegou irado. Desceu numa nuvem e ficou à porta da tenda. Quando os três foram convidados à tenda, ele já estava lá no meio da nuvem (Num 12:5). Foi um julgamento que os anjos quiseram ver. O assunto em pauta era: A mulher etíope de Moisés. Por que a tomou? O advogado de acusação: Arão. Assistente, Miriã. O reú: Moisés. O jurado, os anjos.
Antes de passar por ali, espíritos de lepra pediram permissão para tocar-lhes. O Diabo é sujo, ele acusa os irmãos (Ap. 12:10-12). Intriga de irmãos é com ele. Ele ama famílias desunidas. Quando o Anticristo assumir, a característica familiar será esta: filhos contra pai, irmão contra irmão.
A promotoria estava revestida de acusações. Moisés não falou nada.
- Fique aqui na tenda, Eti (é a que mulher dele não tem nome), vou regressar, disse Moisés.
Não espere ser julgado por Deus, os anjos e a Palavra requererão veredicto e o veredicto é morte, enfermidade, entrega a Satanás. Você tem que ser muito macho para enfrentar um juízo quando acusar um ungido de Deus. Deus não vai questiona-lo, mas ordenará o ataque. Se for forte prevalecerá, mas não sairá sem mancar como Jacó. Ele não admite outro tribunal que não seja o autorizado por ele para julgar ungidos. Arão e Miriã se sentiam no direito de formar um tribunal particular na mesa de sua tenda. A lepra rondava e não era a lepra simplesmente, eram espíritos familiares que desejam assumir através de suas injustiças o controle de  cadeias hereditárias familiares.
Moisés era um homem mui manso, mais do que todos que havia sobre a face da terra (Num 12:3). Ele havia aprendido muitas grandes lições. O Homem irrepreensível não é aquele que não erra, ou aquele que demonstra à Igreja certo grau de “santidade” franciscana. O homem irrepreensível é aquele que ninguém consegue repreende-lo, porque se auto-repreende. Não entenda isso como auto-disciplina, mas auto-repreensão. É concertar-se antes que outros publicamente venham a tomar partido de forma a contrariar-nos.
Deus veio e chegou logo dizendo:
“Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; boca a boca falo com ele, claramentee não em enigmas ; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou; também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leporosa.” (Nm 12:6-10).
Quando a nuvem se retira é que vemos o quanto leprosos somos, quão branco estamos e sob a ira de Deus. Enquanto Miriã estava sob a nuvem, ainda que leprosa e sem saber, a lepra não foi vista. Quando a nuvem saiu, a lepra se manifestou de forma visível. Quantos não estão leprosos por dentro e escondem sua murmuração. Um dia a nuvem sairá da porta de sua tenda.
A fidelidade foi questionada. A fidelidade matrimonial foi questionada? Zipora estava em Midiã. Zípora iria ser julgada. As terras de Jetro seriam destruídas. A sedução de Midiã alcançaria o povo. Moisés foi o primeiro a sofrer. Mas nem todos são contra Moisés, não se engane. Haviam homens desconhecidos por nós por ali. Conheça-o: o sobrinho de Moisés,  Finéias.
 11. Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles, de modo que no meu zelo não consumi os filhos de Israel.
12. Portanto dize: Eis que lhe dou o meu pacto de paz,
13. e será para ele e para a sua descendência depois dele, o pacto de um sacerdócio perpétuo; porquanto foi zeloso pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
14. O nome do israelita que foi morto com a midianita era Zinri, filho de Salu, príncipe duma casa paterna entre os simeonitas.
15. E o nome da mulher midianita morta era Cozbi, filha de Zur; o qual era cabeça do povo duma casa paterna em Midiã.
 O texto citado pode trazer confusão ao leitor, mas me refiro a algo mais profundo, à ocasião em que Deus mandou ferir os Midianitas. Em Números 25, 6 mostra-nos que o israelita que tomou mulher midianita o fez à vista de Moisés e de todo Israel. O zelo de Finéias não respeitou preceitos de homens, ele respeitou a Deus. Sabia que as mulheres midianitas eram um laço, Haviam sido para Moisés. Moisés não tinha autoridade para resolver aquela situação, mas Finéias, em nome de Deus, tinha. Ele era amigo de Moisés. Por isso, aproveitou a oportunidade para ser sacerdote pactuado. Não há espaço para falar sobre isto. Mas as bênçãos por seu ato serão vistas em Ezequiel 40-48. Tudo isto aconteceu treze capítulos depois da rebelião de seu avô. Arão.
“Afligi vós os midianitas e feri-los”(v.17).
Agora observe comigo: que seria de Zípora, Gerson e seu irmão. Moisés, numa ocasião daquelas se via sem autoridade. Midiã o havia acolhido no ex;íclio, quando há oitenta naos se refugiou nos braços de Jetro. Mas por causa da chamada divina, dos preceitos e das doutrinas divinas Zípora perdeu a chama de seu amor, abandonou Moisés no início da carreira. Veio encontrar-se com ele somente depois que o povo havia passado o Mar. Não quis ficar com seu marido, amava sua parentela, nunca havia se comprometido com o chamado de seu marido. Somente agora, com o incidente do capítulo 25, depois que o povo ver mortos mais de 24 mil pessoas por causa de uma mulher midianita é que passaram a compreender o coração de Deus, sua tristeza e dor por causa do jugo desigual. Quando Moisés toma a sua mulher verdadeira, a etíope, com a permissão divina, e é abençoado por Deus que jamais questionou sua posição, Miriã sem entender muito bem, começa a murmurar. Somente depois na atitude de Finéias é que vemos que nem todos estão contra nós  e por causa de certas circunstâncias não se manifestam. Mas aqueles que se manifestam recebem bênção de um pacto eterno e jamais a lepra chegará a sua tenda.
Para que sintam como é duro o julgamento de Deus, como é duro aparecer num tribunal sem peitoral de juízo, principalmente quando temos uma acusação contra um servo de Deus fiel na sua casa.
Por que o juízo de Deus veio contra os dois: “contra eles”, mas somente Miriã ficou leprosa. As doze pedras podem não estar no peito, mas a uncão das doze pedras que formam o peitoram seguem com o ungido, mesmo que aparentemente não carregue no peito o peitoral. Isso quer dizer que a unção das doze pedras do peitoral e mais as duas pedrinhas urim e tumim que representam o Espírito Santo garantem a unção do ungido. Quando a ira de Deus se acendeu contra os dois, Deus estava tão irado contra eles que não tomou em conta a o peitoral que levava Arão.
O peitoral rebateu automaticamente a ira de Deus e Arão foi salvo. Isto quer dizer que nem as setas de Deus conseguem atravessar a escuderia do peitoral de juízo que Deus lhe deu para usar no seu sacerdócio.
Quando deus virou-se para traz, somente Miriã estava leprosa.
-         Ó, o peitoral, o peitoral!
Essa foi boa. Nem Deus pode atravessar a unção do peitoral de juízo que ele mesmo cria sobre seus ungidos. Quando mais um macumbeiro espiritual que se diz pentecostal e que ser dono da cocada preta na congregação, que sabe que a oração para ele não é comunhão com Deus, mas um elemento falso de feitiçaria, que sabe que sua reputação faz com que todos acreditem nele sem questionar, mas um dia a casa cai, cai sim! Quando a nuvem sair da tenda Miriã vai ser vista branquinha… e Moisés justificado orando por ela,  que Deus a cure da lepra.
Quando Deus viu que Arão estava limpo. Aí estava o assunto dos próximos capítulos. A Morte de Arão. Deus quis mata-lo. Dá um avisinho no capítulo 17. Manda pôr a vara junto com as outras varas, e a re-enverdece, faz que brote amêndoas, mostra-a ao povo e é colocada de novo no santíssimo. Arão iria ter sua autoridade renovada, o povo iria ver, mas iria morrer logo a seguir, porque Deus não tem prazer em que o seu ungido morra na vergonha de seu pecado. Oito capítulos depois morreu. Muitas vezes Deus  restaura o seu ungido e o mata em glória. Sabe por que isto aconteceu? Todo mundo no acampamento ficou sabendo da rebelião dos dois. A autoridade sacerdotal de Arão foi tocada e a de Moisés aumentou. Esta é a grande colheita que ceifa o injustiçado: o prestígio de Deus no nome dele; porque o povo sempre fica sabendo quem é aquele que recebe veredicto favorável. 
O aviso de Deus foi dado em Números 17, Miriã morre a seguir e Deus convida a Moisés que tire as roupas de Arão num lugar separado, no monte, e isto incluía o peitoral de juízo. Se puder, depois, leia Números 20:22-29. E depois conclua por você mesmo o que significa “e despe Arão e suas vestes, porque Arão morrerá” (v.25,26). Deus não pode matar o seu ungido enquanto em um lugar santíssimo, em separado do público carnal, não tiver entregue suas roupas e seu peitoral. O peitoral é a nossa salvação e o peitoral do sacerdote  do Novo Testamento tem muito mais pedras preciosas, pois o seu sacerdócio é segundo a ordem de Melquisedeque.

Aldery Nelson Rocha.

49 comentários:

  1. Meu pastor casou se com uma etíope, um homem de 63 anos pegou uma moça do mundo pra casar, de 27 anos, ele tem um ministerio de mais de vinte anos,
    uma grande decepção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom argumento para um descasamento...
      Já não basta a mídia?

      Excluir
  2. Estudo esclarecedor. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que já li e reli do pentateuco, entendo que a mulher cuxita era a Zipora, por várias razões:

    - Em Exodo 18, Jetro traz sua esposa e seus filhos para Moisés junto ao monte horebe, e no último versículo do capitulo, o texto mostra que só Jetro retornou para sua terra;
    - Em Dt 1:6-19, o texto mostra que a chegada de Zipora com Jetro e seus filhos ocorreu quando eles já estavam para sair do monte (cerca de 1 ano de dois meses após a saída do Egito). Nesta mesma ocasião, Moisés também nomeou os auxiliares (Dt. 1:09 e Ex. 18:15). Logo em seguida eles foram para Quibrote Hataava e depois acamparam em Hazerote, onde ocorreu o evento da mulher cuxita (Nm 12). Então, acho muito improvável que a esposa de Moisés venha a falecer e ele se case com outra em tão pouco tempo (questão de dias ou poucas semanas).
    - O livro de Juízes 1:16 fala que os descendentes de Jetro, o queneu, foram morar com os habitantes de Juda. Os queneus são descendentes de Cam (filho de Noé), que no passado fora habitar na região africana.
    - Em Nm 10:29, Moisés roga a Hobabe (seu cunhado) que fosse com ele, e parece que foi, conforme Juízes.
    - Os filhos de Moisés, Gerson e Elieser, foram contados entre a tribo de Levi, e seus netos se tornaram chefes de tribos (I Cr. 23:14-17h, o que mostra que eles seguiram rumo a terra prometida.
    Em fim, entendo que Zipora era a mulher cuxita, devendo ser negra ou de pele bem escura.
    Para mim, Zipora, ao circuncidar seu filho, ainda que de forma tardia, não só salvou a vida de Moisés, mas também colocou seus filhos e a si própria na linhagem de Abraão, dando a ela um futuro abençoado por Deus.
    Ats., Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU MUITO BEM,ZÍPORA,UMA MULHER DE FÉ,QUE LUTOU COM UM ANJO,E ENTROU PARA A LINHAGEM DA PROMESSA FEITA A ABRAÃO.MUITOS NÃO CONSEGUEM ENTENDE A PASSAGEM DO ANJO QUE QUIS MATAR MOISÉS,MAS É MUITO CLARO,ZÍPORA LUTOU COM UM ANJO .QUEM JÁ TEVE A GRAÇA DE VER ANJOS,QUEM TEM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL ENTENDE MUITO BEM,QUE ZÍPORA ,MULHER DE FÉ,QUE LUTOU COM UM ANJO E ALCANÇOU TESTEMUNHO DE FÉ.

      Excluir
    2. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO DE RENATA E DE SARA KÉSIA.A MULHER CUSITA,COXITA,É ZÍPORA,O PROFETA HABACUQUE 3:7 DIZ:VEJO AS TENDAS DE CUSÃ EM AFLIÇÃO,TREMEM AS CORTINAS DA TERRA DE MIDIÃ.EM GEN10:7-10,FALA DOS FILHOS DE CUCHE,RELACIONANDO -O COM A REGIÃO DE SINAR[OU SIN.deus lua] A REGIÃO DO SINAI OU HOREBE,ONDE FICAVA MIDIÃ"CUCHE,KUSH,CUSITA,COXITA,TDOS DA REGIÃO DA ARÁBIA..

      Excluir
    3. Concordo plenamente, a pessoa que escreveu isso tudo teve uma interpretação completamente distorcida, é uma pena!

      Excluir
    4. E poligamia era comum, no período retratado, Moisés estava sozinho e tinha suas necessidades fisiológicas, era homem a coisa mais natural era ele coabitar com uma mulher. Dizer que Zipora era a cuxita é desprezar os dados narrados. A ênfase dos irmãos de Moises contra ele. Não teria sentido nenhum se fosse a esposa Zipora.

      Excluir
    5. E poligamia era comum, no período retratado, Moisés estava sozinho e tinha suas necessidades fisiológicas, era homem a coisa mais natural era ele coabitar com uma mulher. Dizer que Zipora era a cuxita é desprezar os dados narrados. A ênfase dos irmãos de Moises contra ele. Não teria sentido nenhum se fosse a esposa Zipora.

      Excluir
    6. E poligamia era comum, no período retratado, Moisés estava sozinho e tinha suas necessidades fisiológicas, era homem a coisa mais natural era ele coabitar com uma mulher. Dizer que Zipora era a cuxita é desprezar os dados narrados. A ênfase dos irmãos de Moises contra ele. Não teria sentido nenhum se fosse a esposa Zipora.

      Excluir
    7. Se for assim então Adão teve mais mulher, Isaque também porque a poligamia era pratica comum, moisés foi para o Egito a inda pequeno se que ao tempo passando ele lembrou da aliança feita ao hebreu pela circuncisão eu creio que não. mulher na época nem era contada pouco valor se dava ela, conto mais moisés deixa de circuncidar seu filho, para mim ele tinha esquecido da aliança feita geração passada, e se casou uma vez só pois moisés tipifica a cristo,moisés casou com mulher que não era hebreia,como Cristo chamou a noiva cheia de pecado assim como eu e você, mais de pois mandou cuidar da nossa veste como as cinco louca e cinco prudente

      Excluir
    8. Parabéns Renata!
      Louvado seja Deus por suas palavras.

      Excluir
  5. Esse texto n está de acordo com a Bíblia pois Zípora era descende de Abraão, e seu pai sacerdote de Deus, podemos ver isso em exodo 18: A família de Zípora conhecia as leis de Deus, em nenhum lugar da Bíblia vemos q Moises desobedeceu a Deus por culpa de sua esposa...Até pq seu primeiro filho já era circuncidado, Na Bíblia diz claramente q Moises foi castigado pela sua própria desobediência. (Até pq Moises tinha cultura egípcia, n conhecia as leis de Deus, por isso foi colocado naquela família pra aprender e voltar pra sua missão)justamente por isso Deus o colocou. Outro fato que Deus preparou aquela família pra ajudar Moises, preparou uma esposa pra ele, n foi um ato de fulga , foi permissão e plano de Deus. Quanto a o polêmica sobre a mulher cuxita, muitos teólogos acreditam q Zípora foi sua única esposa, pq cuxita n só quer dizer povos etíopes , significa tb povos árabes onde justamente se localisava Midiã, q hoje é a Arábia Saudita...Esse texto q vc postoun condiz com a Bíblia...Zípora ajudou Moises de várias formas, salvando sua vida e ajudando a se esconder da fúria do faraó....Além de que n foi ela q foi embora, ele a mandou de volta(êxodo 18,1) devido aos perigos do Egito...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o comentario da Sara Kezia e acrescento:

    Este comentario é tambem totalmente entremeado de ideias machistas que não cabem mais em 2015 mesmo para a Igreja.

    Os dinossauros de peito empolado que comandam as igrejas e suas familias com braço de ferro precisam evoluir.

    A familia evoluiu. Submissão não cabe mais e o oposto disso não é anarquia total como muitos pensam...é cumplicidade e diálogo.

    Os costumes, sim costumes somente, daquela epoca não cabem mais hoje. Como tambem ninguem mais cumpre o crescei, multiplicai e povoai a terra...

    Se a igreja continuar assim será sempre uma grande fachada para familias infelizes pois não há mulher que seja realmente feliz sendo tratada como escrava e sendo chamada de rixosa.

    Ah! E aí vcs dizem que o homem tem que amar a mulher como Cristo amou a Igreja...nunca vi isso em nenhum casamento tb...o que vejo é sempre os homens crentes exigindo submissão, humilhando, desprezando e até batendo nas mulheres e... na Igreja posam de santidades ambulantes.

    Por isso que agora virou moda pastor trocar a companheira de tantos anos pela secretaria novinha.

    Acorda, Igreja! Tem algo mt errado e está na hora de mudar se tem alguma verdade em nós. Se as familias continuarem assim vivendo de fachada...a Igreja não vai crescer verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li tanta besteira em toda minha vida!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li tanta besteira em toda minha vida!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da matéria e dos comentários, bem democrático. Vou verificar o assunto com calma para comentar depois. Só gostaria de lembrar que acredita-se que Deus inspirou Moisés para escrever o Pentateuco/Torah(o Livro da Lei). Até então a Lei de Deus não era conhecida por completo.

    ResponderExcluir
  13. O conceito de submissão está ligado a aceitar a autoridade dada por Deus. Não significa obedecer cegamente a seres humanos pois estes não são infalíveis. Esta palavra causa repulsa em muitas pessoas pois parece exigir algo como "faça o que eu digo pois eu que mando". Nós seres humanos recebemos autoridade dada por Deus para exercer nossos ministérios na Igreja e fora dela. No entanto, não devemos exigir obediência incondicional pois não somos Deus. Por outro lado não podemos despresar a autoridade do Pastor, do Marido da Esposa etc. Submissão significa respeitar a autoridade mesmo quando não podemos obedecê-la, seja por impossibilidade ou porque a autoridade pediu algo errado segundo a palavra de Deus. Todos nós temos alguém debaixo de nossa autoridade e alguém com autoridade acima. Podemos errar e podem errar conosco. Assim devemos ser submissos conforme pede a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  14. O horário deste Blog está 6 horas atrasado!

    ResponderExcluir
  15. , 410.
    Zípora, esposa de Moisés
    Este capítulo é baseado em Êxodo 2.
    Quando Moisés fugiu do Egito e foi para a terra de Midiã, ele
    encontrou Zípora, a filha de Jetro, e casou com ela.
    Cedendo ao espírito de descontentamento, Miriã achou motivos
    de queixa nos acontecimentos que Deus de maneira especial dirigira. [23]
    O casamento de Moisés lhe fora desagradável. O haver ele escolhido
    uma mulher de outra nação, em vez de tomar esposa dentre os hebreus,
    foi uma ofensa à sua família e ao orgulho nacional. Zípora
    era tratada com mal-disfarçado desprezo.
    Embora fosse chamada “mulher cusita” (Números 12:1), a esposa
    de Moisés era midianita e, assim, descendente de Abraão. Na
    aparência pessoal ela diferia dos hebreus, tendo a pele de cor um
    30 Filhas de Deus
    pouco mais escura. Mesmo não sendo israelita, Zípora era adoradora
    do verdadeiro Deus. Tinha disposição tímida, acanhada, e era gentil,
    afetuosa, e grandemente sensível à vista do sofrimento. — Patriarcas
    e Profetas, 383.
    Em caminho [para o Egito], quando vinha de Midiã, Moisés recebeu
    uma advertência assustadora e terrível, a respeito do desagrado
    do Senhor. Um anjo apareceu-lhe de maneira ameaçadora, como se
    o fosse imediatamente destruir. Explicação alguma se dera; Moisés,
    porém, lembrou-se de que havia desatendido um dos mandos de
    Deus; cedendo à persuasão de sua esposa, negligenciara efetuar o
    rito da circuncisão em seu filho mais moço. Deixara de satisfazer a
    condição pela qual seu filho poderia ter direito às bênçãos do concerto
    de Deus com Israel; e tal negligência por parte do dirigente
    escolhido de Israel não poderia senão diminuir a força dos preceitos
    divinos sobre o povo. Zípora, temendo que seu marido fosse morto,
    efetuou ela mesma o rito, e o anjo então permitiu a Moisés que prosseguisse
    com a jornada. Em sua missão junto a Faraó, devia Moisés
    ser colocado em posição de grande perigo; sua vida unicamente
    podia ser preservada pela proteção dos anjos. Enquanto vivesse,
    porém, na negligência de um dever conhecido, não estaria livre de
    perigo; pois não poderia estar protegido pelos anjos de Deus.
    No tempo de angústia, precisamente antes da vinda de Cristo,
    os justos serão preservados pelo ministério de anjos celestiais; não
    haverá segurança para o transgressor da lei de Deus. Os anjos não
    poderão proteger, então, aqueles que estão desrespeitando um dos
    preceitos divinos.

    ResponderExcluir
  16. Esse texto não tem sentido... Jetro, sogro de Moisés era sacerdote de Deus, muito sabio, com muita fé, ensinou Moisés sobre as leis de Deus, tinha 7 filhas e com certeza ensinou as leis de Deus para estas... a vida de Moisés foi toda conforme o propósito de Deus inclusive sua fuga pelo deserto! o primeiro filho de Moisés ja tinha sido circuncidado, a culpa pela não circuncisão de eliéser foi do próprio Moisés, como a própria biblia diz. Na genealogia de Moisés, vemos que ele teve apenas estes dois filhos com Zipora, portanto acredito q ela foi a unica mulher de Moisés, era ela a muçher cuxita, apesar deste povo ter pele escura, zipora pode ou não ter pele escura pois ja havia mistura de povos e raças nesta época... Zipora reencontrou Moisés no deserto junto com seu pai Jetro q ficou muito feliz pelas maravilhas q Deus fez aquele povo, depois a biblia diz q ele volta para midiã, apenas ele, zipora e os filhos não... quando zipora fez a circuncisão de seu filho ela fez para salvar seu marido da morte, ela viu q era devido a esse fato, foi uma mulher de fé...
    Muito preconceito nesse texto, colocando toda culpa em Zipora... estude melhor a palavra moço!

    ResponderExcluir
  17. Esse texto não tem sentido... Jetro, sogro de Moisés era sacerdote de Deus, muito sabio, com muita fé, ensinou Moisés sobre as leis de Deus, tinha 7 filhas e com certeza ensinou as leis de Deus para estas... a vida de Moisés foi toda conforme o propósito de Deus inclusive sua fuga pelo deserto! o primeiro filho de Moisés ja tinha sido circuncidado, a culpa pela não circuncisão de eliéser foi do próprio Moisés, como a própria biblia diz. Na genealogia de Moisés, vemos que ele teve apenas estes dois filhos com Zipora, portanto acredito q ela foi a unica mulher de Moisés, era ela a muçher cuxita, apesar deste povo ter pele escura, zipora pode ou não ter pele escura pois ja havia mistura de povos e raças nesta época... Zipora reencontrou Moisés no deserto junto com seu pai Jetro q ficou muito feliz pelas maravilhas q Deus fez aquele povo, depois a biblia diz q ele volta para midiã, apenas ele, zipora e os filhos não... quando zipora fez a circuncisão de seu filho ela fez para salvar seu marido da morte, ela viu q era devido a esse fato, foi uma mulher de fé...
    Muito preconceito nesse texto, colocando toda culpa em Zipora... estude melhor a palavra moço!

    ResponderExcluir
  18. Nada a declarar, já disseram tudo!

    ResponderExcluir
  19. Desculpe mas ñ concordo com seu texto acima, muitas opiniões proprias, poucas verdadeiras dadas pelo Espírito Santo, quando for interpretar a bíblia peça auxílio a ELE, pra não escrever ou acrescentar coisas q a bíblia ñ diz, procure estudar mais a palavra sem argumentos tão fracos q vc deu, e tbm com um pouco de desabafo, como se tentasse se justificar utilizando algo q a bíblia não diz.

    ResponderExcluir
  20. BAGUNÇOU TUDO ESSES COMRNTÁRIOS. ALGUÉM PODE ME PROVAR NA BIBLÍA, SE ZÍPORA É A MESMA MULHER DE NM 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. habacuque 3:7esclarece , cusâ era territorio de midiâ, zipora e a mulher referida por arão e miriâ, nao existe duas esposas apenas zipora . mas nao sou dono da verdade .

      Excluir
  21. BAGUNÇOU TUDO ESSES COMRNTÁRIOS. ALGUÉM PODE ME PROVAR NA BIBLÍA, SE ZÍPORA É A MESMA MULHER DE NM 12.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Essa dúvida é esclarecida graças a Habacuc 3,7, onde o profeta cita como sinônimos Cusã e Madiã. Portanto Cusã deve ser uma designação arcaica para Madiã, de onde era Zípora.

      Excluir
  22. Li toda sua escrita e foi muito interessante, apesar de poucos relatos de sua mulher etíope, só sei q ele foi o cara(Moisés),pois teve o grande prazer de falar face a face como Senhor dos Exércitos,o meu Deus é meu criado.

    ResponderExcluir
  23. Este fato é simples Moisés casou com zipora e depois sem muitas informações ele casou com outra mulher uma mulher cuxita é só isso tudo que passa disso é mera especulação

    ResponderExcluir
  24. tremendo esse ensinamento amei aprendi muito.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com Sara Kesia.
    E hoje o que mais importa é o maior Projeto que a humanidade já viu para sua salvação. A GRAÇA que o Senhor Deus nos legou através de seu filho Jesus. Aleluia!

    ResponderExcluir
  26. A lógica era que os Cuxitas chamavam seus reis de Nigus ou negros, precussores da lingua aramaica e dos costumes árabes de forma que o sacerdocio, de saba, e verdadeira ordem de melquesedeque que religioso que civilizou a humanidade. A tribo de moises estava na barbarie, e os cuxitas eram exper em civilização religião e sacerdócio. tudo que moises precisava. Porem, O sacerdote de Arão e dos levitas era provisórios, cheio de preconceitos,que somente mudaram com a vinda de Yeshua e a restituiçao da ordem " Nigus de Melquesedeque. A questão não estava na cor porque todos eram pretos, mas um sacerdote nigus era diferente de um sacerdote faraó, um faraó diferente do sacerdocio de baal e assim por diante. Arão e os levitas não queria simplismente um sacerdócio Nigus ( de Sabá ), E esta questão passou por salmão e só se resolveu, com Yeshua, que restaurou a verdadeira ordem dos reis dos reis de sangue azul, dos reinos primeiros africannus, da beira do Nilo azul ( civilizaão nilótica ) Esta cultura foi levada pelos reis cuxita para de Canaãn e estabelecida em Salem pelo Rei Nigus Melquesedeque que ensinou a religião verdadeira a abrão. Moises foi embaixador do Egito na Etiópia, que era tão moderna, na época quanto quanto os Estados unidos hoje. Foi por Este motivo que Salomão tambem de prioridade a rainha Nigus Balconis Makeda, Rainha de Sabá. A intenção sempre foi preservar o sacerdócio Nigus da linhagem dos Judeus Negros ou Herbreus ( a pequena tribo de Habraão que convertida pelo rei Nigus cuxita Melquisedeque.Esta concepção do sacerdocio Melquesedeque aborda o conceito " Iluminate " desde a existencia até a criação o conceito de Annu, e Annunciação. É um estudo biblico muito alem das especulações infundadas sobre cor tom de pele, sem saber que o preto, ou " Pré-tom, predominava em toda humanidade civilizada, e os reis eram chamados de Nigus, ou povo de rei e que a palavra rei esta ligada a " Rá ". Entenderam... " Ra-Paz...ziada. Bom Jah, Bom Rá, Bom Dia.

    ResponderExcluir
  27. Observei várias mulheres desprezando todo o conteúdo do documentário aqui. Toma que nenhuma delas tenha o comportamento de Zipora conforme descrito no texto, "comportamento comum a muitas mulheres que não se tornam uma só carne com o homem de Deus."

    ResponderExcluir
  28. Que triste esse artigo, reflete a opinião de quem destorce todos os ensinamentos bíblicos. Artigo totalmente deturpado!!! Desculpe mas é um verdadeiro lixo!!!

    ResponderExcluir
  29. Nada a ver, em números capítulo 12 não se trata da Zipora,pois ela é midianita,essa outra é cuxita,deixem de especulações antibiblicas.

    ResponderExcluir