domingo, 29 de abril de 2012

Quais as qualidades de um bom líder?

Hoje em dia a falta de pessoas que poderiam ser referencial de honestidade, bondade e moral é um fenômeno que atinge tanto a sociedade quanto a igreja.  Pois a maioria das lideranças da vida publica e da vida religiosa sofrem de uma doença crônica que parece esta na base de nossa cultura do “jeitinho brasileiro.”
Esse jeitinho brasileiro pode ser percebido na dicotomia da vida de lideres políticos e espirituais que não tem escrúpulo quando o negocio é enganar e manipular. Isso é inaceitável tanto numa esfera quanto na outra. Porem na primeira, a esfera política os pilantras roubam, engana, manipulam, pois sabem que a justiça dos homens além de tardar também falha! Na segunda esfera, que é do espiritual acontece a mesma coisa, os lideres das igrejas roubam, mentem, manipulam, todavia a diferença esta na aplicação da justiça, pois estes serão julgados por Deus e, sua justiça pode até tardar, porém nunca falha! Às vezes ouço alguém criticar um político por sua falta de honestidade, ética  etc, porém outras defendem estes mesmos políticos argumentando que eles “roubam mas fazem”, são desonestos mas asfaltaram as ruas, votam em projetos que beneficiam a comunidade, por isso podem até enganar com tanto que também façam algo de bom para a população, é válido roubar, enganar e mentir. Essa é a dicotomia que eu tinha falado no começo de nosso dialogo o qual a pessoa pode ser desonesta numa coisa e honesta em outra sem contradição, pelo menos aqui!  E o pior é, que esse jeitinho brasileiro de ser também penetrou na igreja, ou melhor, foi aperfeiçoado por ela, principalmente pelos lideres-pastores. Sei que isso não se aplica a todos os pastores (as), mas me atrevo a dizer que uma grande porcentagem desses se enquadram nessa descrição.

Todos sabemos que a falta de tais qualidades como, honestidade, verdade, moral não deveriam fazer parte das lideranças evangélicas, mas infelizmente é o que mais se vê. Quero agora, porém descrever de acordo com um texto da Escritura, três qualidades de um bom pastor! 

I PEDRO 5: 1-3

1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;

3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.



Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força...

Em outras traduções a palavra “por força”, pode ser também por constrangimento, ou melhor, por obrigação.

O apóstolo Pedro escreveu sua epistola para os cristãos que estavam dispersos no mundo de seu tempo por causa da destruição do templo em Jerusalém pelo general romano Tito em 70 d.c.
No capitulo 5 dessa epistola ele começa a exortar a liderança dando algumas orientações para o bom andamento da igreja.
E a primeira coisa que ele exorta aos “presbíteros” que  aqui é o mesmo que pastores, é que eles possam pastorear o rebanho sem “constrangimento”, não por força ou obrigação!  Hoje em dia muitos pastores (as) só tem o titulo, mas não são o que dizem ser, são um simulacro-pastoral, tem aparência sem conteúdo, não gostam de apascentar as ovelhas, só gostam do status que este titulo lhe traz.  Me parece que Pedro tinha o mesmo problema com algumas pessoas que achavam que tinham de apascentar por força ou obrigação, pois algumas pessoas querem o titulo de pastor (ra), porém sem ter que cumpri-lo, pois a idéia bíblica de pastor (ra) é que ele tem que apascentar e não ficar inventando coisas só para não ter que lidar com os problemas das pessoas. Elas exercem o pastorado mais por obrigação ao titulo do que voluntariamente, pois queriam o titulo não para fazer o que Cristo pediu para Pedro, mas para ter proeminência sobre as ovelhas, você conhece ou conheceu pastores assim? Eu já!

Desta forma a primeira qualidade que um bom líder-pastor deve possuir é ser voluntario, deliberado no que faz, faz por entender sua responsabilidade e não fica passando na cara das pessoas o que faz por elas, esperando elogios e bajulações. Ser voluntario neste sentido é ter a consciência de ter sido chamado por Cristo para exercer uma liderança baseada no amor, porque quem ama não obriga e nem é obrigado a fazer nada, pois pastores que apascentam por obrigação faz todo mundo também trabalhar na igreja de forma obrigatória, conhece alguns pastores assim? Eu conheço. O pastoreado para eles é um peso, por isso todos os que estão debaixo desse julgo sentem o mesmo, tudo o que fazem, fazem debaixo de uma tremenda pressão de cobrança por parte da liderança, porque os mesmos se sentem obrigados.

Você que esta na igreja deve observar se o líder apascenta por força, por constrangimento ou por obrigatoriedade. Observe se quando alguém da igreja esta enfermo, se ele, o pastor (ra), vai visitar o doente por obrigação ou por amor a ovelha, pois a ovelha doente na concepção de tais lideres não pode produzir lã, nem leite e nem carne, ou melhor dízimo e oferta e, por isso eles não tem tempo há perder com quem não lhes dá lucro para sustentar seus luxos e caprichos.

Servir voluntariamente, ser voluntario é a primeira qualidade de um bom líder-pastor! Seja um observador de seu líder e veja se ele realmente é o que diz ser, faça como os crentes de Beréia fizeram com o apostolo Paulo. Atos 17:11

11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

Você tem tudo para ser um nobre discípulo de Cristo se for prudente e examinar a conduta dos lideres para ver se vivem de acordo com o que dizem. Não se deixem enganar, o padrão é Cristo e a Escritura sagrada! O que passa disto é invenção humana que será usada pelo diabo.
A primeira coisa que Pedro diz para os lideres é que eles deveriam apascentar o rebanho não por força, mas sim voluntariamente. A segunda coisa é não apascentar por sórdida ganância (buscando meramente o lucro), mas sim de boa vontade. Quero dizer que a segunda qualidade é dependente da primeira, só quem faz a obra de Deus voluntariamente pode fazê-la de boa vontade e isso também é verdade com o inverso, pois só quem faz de boa vontade, faz voluntariamente!
Boa vontade é a segunda qualidade que Pedro indica aos lideres se quiserem fazer as coisas de acordo com Cristo. Pois Ele se deu, se ofertou em sacrifício de forma voluntaria, Ele mesmo afirmou que ninguém toma sua vida, mas que Ele a dá em prol do amor do Pai e pelos pecadores.

Para que fique acentuada essa qualidade é preciso falar da sua antítese que é apascentar por sórdida ganância. Essa má qualidade é bem conhecida de nós hoje em dia, pois o que não tem faltado é líder-pastor que se tornaram lobos vorazes por dinheiro, status e poder. Quando um líder-pastor não apascentar por voluntariedade, então o faz por obrigação e como tudo o que é obrigado deve ter um lucro, deve-se ganhar, uma recompensa, pois só assim valerá a pena ser obrigado a fazer, vai ter resultados lucrativos, então vale a pena apascentar, mão por Deus em beneficio das ovelhas, mas por si e em beneficio de si mesmos. Se você conhece lideres assim não é mera coincidência é fato e, contra fatos não há argumentação falsa!
Tais lideres gostam de falar muito sobre dinheiro, sobre como prosperar, porém o mais engraçado é que eles dizem aos seus ouvintes como eles devem fazer para prosperar e eles mesmos  que prosperam, pois a lógica da coisa é que se alguém descobriu a formula de ganhar dinheiro, de prosperar não iria vender essa formula, ou iria? Penso que não!
No entanto os meios que esses lideres usam para enganar são multiformes. Campanhas, shows, desafios, a oferta é muito grande, pois a demanda também o é. O pior de tudo isso é que tem gente que gosta dessas coisas, a indústria das promessas funciona porque as pessoas querem que funcione, porque o povo gosta de mitos, ilusões. São pastores que gostam de usar as escrituras de acordo com suas intenções ao ponto de trazerem de volta maldições que Cristo já havia tirado dos que crêem, pois Malaquias 3:8-10 é maior do que Cristo para tais lideres-pastores, só observar suas pregações de dizimo e oferta e, o pior é que após essas euniões agente não sabe se saimos e um culto ou da noite do terror do playceter!

Pastoreai a igreja que Deus te permitiu ser responsável não por torpe ganância, mas de boa vontade, isto só é possível quando se esta com a vontade de Deus instalada no coração. A boa vontade em Cristo é o lucro, pois grande é o lucro que trás a piedade em Deus.  Boa vontade é uma palavra que não existe no glossário dos pastores-cananeus. Porque só conhecem a vontade de si mesmo. Suas pregações de dizimo e ofertas são prolongadas e tem mais valor do que a palavra que exorta, consola e edifica. Iludem os membros com falsos moveres que eles dizem ser do espírito santo, fazem as pessoas caírem no misticismo para depois lançarem as iscas. Estes foram bem treinados os místicos do neo-pentecostalismo. Em Suas reuniões tem de tudo, eles caem no espírito, só não se sabe em que espírito, boa vontade e não vontade pervertida, uma vontade inspirada por Cristo em contra partida  a auto-vontade humana. Este é o conselho de Deus para todos nós, apascentar sem lucrar, sem querer aparecer, sem status, nem poder, mas sim de boa vontade. E também como a primeira e segunda qualidades estão intrinsecamente ligadas, a terceira também esta.

A terceira qualidade é não apascentar como ditadores, mas como exemplo do rebanho. Pastores ditadores, personalistas só o que existe nas igrejas evangélicas.
É fácil conhecer o caminho de pastores ditadores, estes apascentam por obrigação e por isso esperam obter lucro e a única forma de permanecerem lucrando é manipulando as pessoas. Pastores ditadores são aqueles que gostam da posição que ocupam e sabem muito bem como tirar vantagem dessa posição. São excelentes chefes, pois uma das característica de uma pessoa que é chefão e não um bom líder. É que elas sabem muito bem como mandar as pessoas fazerem as coisas mais elas mesmas não fazem. Querem que os outras vão orar na igreja, mas elas ficam em casa assistindo televisão. Mandam os membros fazem evangelismo, mas eles não fazem nada, sempre com a desculpa de que já pagaram o preço. Estes pastores são como os fariseus que Jesus censurou dizendo;
MATEUS 23


1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios,

Estes pastores trabalham por meio da teologia do medo, da teologia do terror, ninguém pode sair, pois se sair eles lançam maldições, se parar de dizimar eles mandam o devorador pegar a pessoa, porque o devorador é como um bicho de estimação, este lhes obedece. Pregam a lei pro outros, mas eles mesmos estão livres dela. Gostam de ser elogiados por seus escravos-discipulos, pois estes aprendem desde cedo a bajulação ao líder e chamam de honra. Eles desonram a Deus com a maior cara de pau, mas querem ser honrados pelos homens, sem saberem que aquilo que é exaltado entre os homens é abominável para Deus. Os pastores ditadores de hoje não usam mais filacterios, porque na verdade saíram de moda, hoje eles usam roupas de grife, sandálias e botas de grife, enquanto pessoas passam fome, eles e elas esbanjam como reis e princesas. Gostam de falar de justiça, porém só a que lhes convém, acham que Deus é cúmplice deles. Eles amaldiçoam por meio do divino, quem não concordar com eles ai destes, pois eles têm o poder de contratar Deus para que este desça sua mão de ira sobre estes, pelos é como eles pensam. A palavra diz, não como ditadores, mas como exemplo, exemplo, quem quer liderar deve primeiramente dá o exemplo, ficar em casa enquanto os outros estão evangelizando não é exemplo, moldar a igreja ao seu bel prazer, dominar a esposa ou dominar o esposo e ainda ensinar tal doutina aos membros da igreja não exemplo é imposição. O pior é que um povo que é liderado por um líder-pastor ditatorial, absolutista acaba ficando opressor também com os familiares, com os amigos, porque tendem a reproduzir a ditadura que sofrem, parecem mais que estão indo em um tipo de exercito do na igreja. Tais lideres tem a ultima palavra, pois jamais aceitam ser contrariadas e todos ao seu redor concordam com eles, não porque estão certos, mas porque temem discordar deles, mesmo discordando na mente e no coração, mentem com a boca. Enfim devemos apascentar o rebanho de Deus não como tirano e tirana, como chefes que mandam, mas nada fazem. Porque mesmo disse que aquele que quisesse ser líder entre o rebanho deveria servir a todos os outros. Eu pergunto se você vê isso no seu líder? Eu já andei por algumas igrejas e o que vi foi muita exploração dos lideres em relação a membresia, pois estes querem ser tratados como reis, eles ao invés de servir querem ser servidos, sem perceber que estão indo na contra-mão do que Jesus ensinou;

Mateus 20:25-28
25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.
26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;
27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;
28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Numa palavra, é melhor servir do que ser servido, pelo menos segundo Cristo.
Isto é o que os lideres-pastores devem aprender, deixar de aterrorizar os membros, trata-los como gente igual a eles e não querer que sua igreja local torne-se seu campo de concentração particular, seu gueto, sua senzala! Temos que aprender a apascentar sem ser ditatorial, mas como exemplo do rebanho, para que quando o Sumo pastor-lider se manifestar possa nos dar a coroa imperecivel da gloria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário