segunda-feira, 23 de abril de 2012

TRANSITANDO DE UM ESTILO DE VIDA “CIDADE” PARA UM  ESTILO DE                                                                       VIDA “TENDA”


Jose Alves de oliveira





Introdução: O que é mentalidade de cidade?

Encontramos esse principio nas escrituras, que relatam sobre esta mentalidade e, este estilo de vida, em gênesis 4:16, 17. É exatamente quando Caim por inveja mata seu irmão Abel, após este acontecimento Deus fala com ele, e então Caim decide sair da presença de Deus. Ao sair Caim da presença de Deus, ele coabita com sua esposa e ela concebe um filho, que ele chamou de Enoque.

A partir daí Caim decide edificar uma cidade, que ele deu o nome de seu filho, Enoque.

Enoque = significa; para treinar, dedicar, inaugurar, dedicado para o alto.

1-      Isto significa edificar fora da presença de Deus, com seus próprios conceitos, suas próprias idéias, querendo que isto seja aceito por Deus. Na verdade Caim estava pensando em dedicar essa cidade a Deus, em substituição a sua primeira oferta, a qual não tinha agradado a Deus, por esta causa, ele tinha matado seu irmão, por ter ofertado algo mais excelente do que ele. Hb 11:4.

Caim é o pai da mentalidade de cidade!

2- O segundo principio é Ninrode (rebelde) edificou cidades, Gênesis 10:8-12. Ninrode é pai de Babel, Gn 11:1-9.

A intenção de construir a torre era; alcançar a dimensão divina por meios de atividades humanistas, isto é, uma tecnologia religiosa. O homem sempre quer substituir o vazio de não ter contato com Deus, por obras que suas próprias tecnologias criaram (obra das mãos e da mente)

Estavam procurando obter por meio dessa tecnologia; fama, status, influencia, riqueza e poder. A sua propaganda se baseava em megas construções e megas eventos. Ver tecnologia de Absalão II Samuel 18:18.

3- O terceiro principio é que, cidade é um ambiente propicio a corrupção, a onde se prolifera a iniqüidade com mais facilidade. Exemplos disso é; Sodoma e Gomorra, Gênesis 18:20, 21.  Aqui vemos a representação da perversão total do gênero humano, imoralidade sexual, e todo o tipo de mentalidade reprovável. Rm 1:18-32. Ver também Mateus 11:7, 8 “malakos” palácios vs. Deserto. As cidades costumam produzir “malakos”, em contra partida os desertos costumam produzir gente com um caráter integro. Lucas 1:80; Mateus 11:7-11

4- A mentalidade de cidade gera na maioria das vezes escravidão, e trata de tirar o foco das coisas do reino, por meio de entretenimento, atividades religiosas e excesso de trabalho (jugos). Êxodo 1:1-11; 5:1-9, suprimem o povo com atividades de todos os tipos, a intenção é não permitir que as pessoas tenham tempo para servirem a Deus de forma verdadeira e, nem percebam o seu cativeiro. Ver Mateus 23: 1-39.

5- Babilônia; mentalidade anti-Deus, mistura do santo com o profano, idolatria e prostituição. Babilônia é um sistema que se levanta contra tudo o que provém de Deus. É uma mente religiosa, dividida entre Deus e baal, é o coração dividido entre a riqueza e o reino. É um ambiente de confusão, que aparentemente é iluminado, porém no fundo só existem trevas. É a onde os mais fortes prevalecem, mesmo que para alcançar o sucesso tenham que esmagar os fracos. Uma mentalidade puramente egocêntrica e corrupta, totalmente voltada para o materialismo, sem deixar de ter suas atividades religiosas (feitiçaria, astrologia, adivinhação), visa sempre suprir seus desejos hedonistas, tem como selo principal um espírito cananeu (mercador). Ap 18:1 – 24.

Deixando a mentalidade e o estilo de vida “cidade” para entrar na dimensão da vontade de Deus, no estilo de vida “tenda”.

Deus quando tirou o povo do Egito os conduziu pelo deserto e os fez habitar em tendas. Quando Davi se incomoda de estar morando num palacio e a arca da aliança numa tenda, ele decide construir um templo de pedras para honrar a Deus. Mas Deus lhe diz que desde que o povo foi liberto Ele sempre habitou em tendas, nunca pediu para construirem casa-imovel para que pudesse habitar (...) CONTINA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário